Estudantes de países em desenvolvimento têm a próxima semana para se candidatar a bolsas do CNPq

Auxílio é fruto de parceria com a Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS, na sigla em inglês)

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em cooperação com a Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS, na sigla em inglês), oferece bolsas para que estudantes e pesquisadores de países em desenvolvimento, exceto o Brasil, realizem programas de Doutorado, Doutorado Sanduíche e Pós-Doutorado em instituições brasileiras de ensino e pesquisa, avaliadas com conceito 5, 6 ou 7 pela Capes. O processo de candidatura às bolsas permanece aberto até 13 de agosto.

A colaboração do CNPq com a TWAS está inserida no âmbito da cooperação Sul-Sul. O objetivo é apoiar a ida de estudantes e pesquisadores para realizar estudos e pesquisas em outros países em desenvolvimento, retornando, depois, para continuarem suas carreiras acadêmicas e profissionais em seus países de origem, como multiplicadores do conhecimento adquirido.

Apesar dos brasileiros não poderem se candidatar a essas bolsas, a TWAS mantém diversos programas de cooperação com China, Índia, Malásia, México, Paquistão e Tailândia, abertos à participação de estudantes e pesquisadores do Brasil.

Para mais informações sobre os demais programas da TWAS consulte a página eletrônica www.twas.org e clique em Programmes > Exchange > Fellowships, ou envie uma mensagem para fellowships@twas.org

Para saber mais sobre a cooperação do CNPq com a TWAS consulte o processo de inscrição disponível em http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/twas.htm
Fonte: Assessoria de Comunicação do CNPq

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *